jueves, 6 de septiembre de 2012

ÉTICA GENÉTICA


ÉTICA GENÉTICA
Por Valdemir Mota de Menezes, o Escriba.

Toda profissão tem um Código de Ética, e tal documento é sumamente importante para que possamos estabelecer regras e limites para cada setor da sociedade. Assim, existe o Código Militar para padronizar as atividades militares, as nações assinam tratados sobre toda forma de relação internacional, são tratados como: Tratado sobre Guerras, onde fica proibido o uso de armas químicas, entre outras, pois o seu uso não somente atingem o exército inimigo, como os civis e todas as criaturas vivas da região em conflito. Os Acordos sobre uso de Energia Atômica, também é debatido entre as potencias para impedir o uso indiscriminado deste tipo de energia.  Os médicos possuem Códigos de Ética que determinam até onde um médico pode ir com suas intervenções.
Não é o fato da humanidade conseguir determinado poder, que ela deve usá-lo indiscriminadamente. A polícia para investigar e chegar ao criminoso, não pode se valer de todos os meios, há limites legais que estabelece regras quanto às buscas, apreensões, interrogatórios, prisões temporárias e preventivas.
No campo da biologia e da Biotecnologia  também deve ter regras para estabelecer o que se pode fazer e o que é antiético. As experiências genéticas e o uso da manipulação genética indiscriminadamente podem levar a humanidade ao desvario, desatino e loucura. Assim, acho que não se deve manipular a natureza ao ponto de impormos postura vaidosa como escolher o sexo do filho, a cor dos cabelos e dos olhos.
Nossa interferência na natureza, em demasia, já nos trouxe muitas desgraças e ainda não fechamos à conta de muitos abusos como:  O uso indiscriminado do eletro-magnetismo, dos agrotóxicos, dos conservantes nos alimentos, dos hormônios, dos cosméticos, das cirurgias estéticas, alteração de cursos de rios, aterramentos de pantanais. E etc...
Não é porque temos uma arma na cintura que temos obrigação de fazer uso dela. Assim também é na biotecnologia, não podemos fazer uso de tudo só porque esta ao nosso alcance.


No hay comentarios:

Publicar un comentario